sábado, 9 de agosto de 2014

Centauro

Centauro


Na mitologia Grega, o centauro é uma criatura com cabeça, braços e dorso de um ser humano e com corpo e pernas de um cavalo.



Os centauros viviam nas montanhas.



O centauro combina com a natureza instintiva do animal com a razão e a virtude do homem. Na mitologia Grega, Quíron, um respeitado mestre, era um centauro. 



Imagem do filme As Crônicas de Nárnia.


O centauro é também um símbolo cristão do homem dividido entre o bem e o mal.




domingo, 3 de agosto de 2014

Grifo e Hipogrifo

<<Grifo>>




Grifo é uma criatura lendária com a cabeça e asas de águia e corpo de leão. Fazia o ninho em bolcacas e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro.
O grifo surgiu no Oriente Médio onde  babilônios, persas representaram a criatura em pinturas e esculturas.


O grifo simboliza um signo zodiacal, devido ao senso de justiça apurado, o fato de valorizar as artes e a inteligência, e o fato de dominar os céus e o ar, simboliza o signo de libras, a chamada balança.



Os grifos podem se relacionar com éguas e o fruto dessa relação recebe o nome de Hipogrifo.



Hipogrifo





O Hipogrifo é uma criatura lendária, como havia dito, ele é fruto da união de um grifo com uma égua. Como o grifo, ele possui uma cabeça, as patas da frente e asas cobertas de penas como a da águia, o resto do corpo sendo de um cavalo.


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

O hipogrifo parecia ser mais fácil de domar do que o grifo. Nas poucas lendas medievais onde é caracterizada esta criatura fantástica, ela geralmente é um animal de estimação de um cavaleiro ou de um feiticeiro.



Harry Potter e o  Prisioneiro de Azkaban.





Até a próxima...

Dragão


<<Dragão>>


Dragão ou Drago são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imenso lagarto ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo.








A palavra dragão é originária do grego Drakôn, usado para definir grandes serpentes.




Os dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mito criados pela humanidade.




Os dragões também estão presentes em filmes, como:


A História sem Fim, A Lenda do Dragão, Caçadores de Dragões, Fogo e Gelo, Eragon, O cavaleiro e o  Dragão,
Coração de Dragão, Como treinar o seu Dragão, Merlin e os Dragões, O Dragão do Gelo,  A Bruxinha e o Dragão.


sábado, 2 de agosto de 2014

Bruxas

Bruxas





Uma bruxa é geralmente retratada como uma mulher velha e nariguda, costuma manipular a magia negra e é dotada por uma gargalhada terrível. Ela é uma mulher que sai voando em cima de uma vassoura.






Algumas bruxas históricas adquiriram alguma notoriedade, como é o caso das chamadas Bruxas de Salem, a Bruxa de Evóra e Dama Alice Kytler a Bruxa Inglesa





                                                   







As bruxas estão também na literatura de ficção, como nos livros de Harry Potter, etc...







As bruxas foram caçadas durante a inquisição na Idade Média. Frequentemente as bruxas são associadas a gatos pretos, muitas vezes tidos como espíritos guardiões da arte das bruxas, que habitam o corpo de um animal.






Sereias

Sereias




Sereia é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe.  É provável que o mito tenha tido relatos da existência de animais com características parecidas com a das sereias....



As sereias são seres sociais e vivem em comunidades nas profundezas de seus oceanos. Todas as comunidades de sereias habitam na água, algumas são nativas da água salgada, enquanto outras habitam nascentes de água doce. As que vivem nos oceanos evoluíram para suportar a pressão extremamente alta da profundidade.





Elas também desenvolveram a capacidade de utilizar o sonar como uma forma de ''visão'', pois é muito escuro nas profundezas dos oceanos. Aquelas que vivem nas nascentes de água doce normalmente são menores em tamanho e estrutura física, pois elas não necessitam da mesma massa muscular que suas parentes dos mares.
Elas poderiam ser consideradas nômades, porque não tem lares permanentes.




As sereias habitavam rochedos e o seu canto atraía os marinheiros dos navios, que depois eram devorados.






É isso!!! Até a próxima....